Recent twitter entries...

TUTÓIA (INFORMAÇÕES)

Igreja Matriz de Tutoia.
Entardecer em Tutoia
Prefeitura de Tutoia
 VEJA QUE MARAVILHA TUTÓIA PELAS LENTES DE UMA TUTÓIENSE APAIXONADA.
A PARTI DE AGORA AS PALAVRAS SÃO SUAS...








DONA ELZA DE TUTÓIA 
(DANÇA CULTURAL"CAROÇO")
Cultivado há pelo menos cem anos no município de Tutóia-MA, a tradição ritual do caroço é certamente uma das pérolas da expressão cultural maranhense. O som cavalgado das caixas (tambores), o chacoalhar das cabaças, a criação contínua e criativa de versos e melodias de rara beleza. A dança em roda, o desenho sinuoso das saias, se abrindo e se fechando. As coisas bonitas que acontecem e chamam mais atenção são estabelecidas ali, naquele momento, fruto dos encontros e desencontros, dos diálogos corporais que surgiram pela costura tecida naquele dia. É cada um(a) que vai dançando, como uma agulha carregada de uma linha, e assim vão costurando um pano só, redondo como uma saia. Alfredo Bello


TUTÓIA NÃO FOI ATINGIDA PELAS CHUVAS


TUTOIA-MA  NO LIVRO 1.000 LUGARES FANTASTICOS NO BRASIL DE ZECA CAMARGO

Descrição: "Como conhecer bem o Brasil em dez dias?, perguntam amigos meus estrangeiros que vem me visitar. A pergunta me deixa aflito. Como selecionar alguns destinos diante de opções fantásticas e tão variadas como sobrevoar as Cataratas do Iguaçu (PR), visitar uma tribo indígena na Ilha do Bananal (TO), saltar de asa-delta da Pedra da Gávea (RJ), apreciar o pôr-do-sol em Bonito (MS) ou explorar o Museu da Língua Portuguesa (SP)? Ficar sossegado na Praia do Arpoador em TUTÓIA no MARANHÃO? Felizmente, com este livro as coisas ficarão mais fáceis. Basta abri-lo aleatoriamente e escolher uma das sugestões enviadas por internautas de todo o país, acompanhadas de informações e dicas. Agora é com você. Que tal deixar de lado o constrangimento de não conhecer nem a metade dos lugares da lista (eu mesmo não visitei sequer um terço!) e encarar o desafio de "conquistar" esses lugares e, quem sabe, garimpar novas descobertas? Afinal, lugares fantásticos não faltam no Brasil."
Zeca Camargo
Editora: Globo
Autor: ALFREDO CASEIRO & ZECA CAMARGO
ISBN: 852504220X
Origem: Nacional
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 415
Acabamento: Brochura
Formato: Médio



MENBROS EFETIVOS DA ACALT - HÉLIO MARANHÃO

CADEIRA Nº 01
Patrono – Maranhão Sobrinho
Ocupante e fundador – Hélio Maranhão

Hélio  Maranhão, nasceu em 27 de maio de 1930, em Barra do Corda, Estado do Maranhão; filho de Raimundo Leonildo Albuquerque Maranhão e de Perpétua Nava Maranhão. Padre Secular com o título de Monsenhor; ingressou no Seminário Santo Antônio de São Luis, Capital do Maranhão aos 12 anos de idade, levado pelo Padre Cincinato, onde cursou filosofia, curso oficializado, reconhecido pelo MEC,  em São João Del Rei, na Faculdade “Don Bosco”de Filosofia, em Minas Gerais.
Em 1953 foi enviado a Roma, por D. Delgado, para fazer o Curso de Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Lá ordenou-se padre em 22 de dezembro de 1956, na Basílica de São João de Latrão, pelo Cardeal Tràglia – o Cardeal Vigário de S. Santidade,  o Papa Pio XII. Foi o primeiro padre maranhense formado e ordenado em Roma.
Ao retornar  ao Brasil, em 1956, passou por Dakar, na África, onde celebrou uma das suas primeiras missas, e ao chegar ao Maranhão, ficou em Codó como Vigário Cooperador  do Padre Cincinato.
Em 1964 chegou a Tutóia para assumir a Paróquia, onde permaneceu por 25 anos, 4 meses e 3 dias. Em Tutóia, fundou, juntamente com um grupo de cidadãos tutoienses, a Organização Social João Tavares, o Colégio Almeida Galhardo, a Salina Povo de Deus, a Escola de Datilografia Teotônio Neves e criou as CEBs - Comunidades Eclesiais de Bases, através das quais ficou famoso.
Por ter prestado relevantes serviços ao Município de Tutóia, em merecido mérito, foi-lhe conferido o título de Cidadão Tutoiense, pela Câmara Municipal de Tutóia, no Governo Felipe Ramos. Possui também o título de cidadão Codoense.
Mudou-se para São Luis do Maranhão onde reside até hoje. Lá chegando assumiu a Paróquia de São Vicente, no Apeadouro.
Foi o criador e o primeiro Presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-ITERMA, empossado em 19 de março de 1982; tomou posse da Capelania Militar da PMMA, em 24 de novembro de 1993, no posto de Capitão, pelo então Governador Edson Lobão e nomeado Capelão Militar pelo Arcebispo Militar do Brasil D. Geraldo do Espírito Santo Ávila; assumiu a Diretoria do Centro Hospitalar da PMMA (CHPMMA) em 12 de novembro de 1996. É Sócio Titular da Academia Barracordense de Letras, fundador da Cadeira de número 19, patroneada por Maranhão Sobrinho, empossado em 13 de dezembro de 1997; Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras, ocupante da Cadeira de nº 21, patroneada por Maranhão Sobrinho, eleito em 16 de julho de 1998 e Presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia, eleito em 25 de novembro de 2.002.
Obras publicadas:
  • Primeira Carta Pastoral
  • Igreja, Comunidade Eclesial de Base ( CEB)
  • Palavras de Ontem e de Hoje
  • Janelas de Meu Claustro ( poesias)
  • A Verdade Liberta
  • A Missa Participada
  • Podium Immortalitatis
  • O Brilho das Estrelas

ACADEMIA DE CIÊNCIAS ARTES DE TUTOIA
 A ACALT – Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia – é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 25 de novembro de 2.002, por iniciativa do Monsenhor Hélio Maranhão, a qual foi pensada com o objetivo de cultivar e promover as ciências, as artes e as letras e resgatar a história, a cultura e as tradições de Tutóia.

Instalada em 17 de novembro de 2.003, a ACALT já realizou várias sessões públicas para as quais convida todas as autoridades e sociedade, com o objetivo de mostrar a todos a sua intenção educativa. Atualmente recebe, em sua sede provisória, às quintas-feiras (das 8 às 12 horas), estudantes e professores, para apoiá-los e orientá-los em suas pesquisas a respeito das artes, das letras e das ciências, principalmente no tocante a história e as obras dos filhos de Tutóia.
Seus membros são:
Hélio Maranhão – 1º Presidente, Presidente Perpétuo -, ocupante da Cadeira de nº 1, patroneada por Maranhão Sobrinho.

Bernardo Pedro Fonseca Nunes – 1º secretário -, ocupante da Cadeira de nº 2, patroneada por João do Vale.

Heleomar Fonseca Nunes – 3º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 3, patroneada por Elza Sousa Mendes (a Rainha do Caroço).

Maria José Brandão Ramos – Presidente -, ocupante da Cadeira de nº 5, patroneada por Naiza Neves de Araújo Costa.

Manoel da Paz Silva Gomes – 2º secretário -, ocupante da Cadeira de nº 6, patroneada por Raimundo Correia.

Conceição de Maria dos Santos Oliveira – 2º bibliotecário -, ocupante da Cadeira de nº 7, patroneada por Dilú Melo.

Gabrielle Damasceno Ramos – 2º tesoureiro -, ocupante da Cadeira de nº 9, patroneada por Nonato Freitas.

Evandro Galvão de Caldas – 3º membro do Conselho Consultivo, ocupante da Cadeira de nº 10, patroneada por Magno Cardoso Veras.

José Silva de Sousa – Vice-Presidente -, ocupante da Cadeira de nº 12, patroneada por Graça Aranha.

José Carlos Ramos – Orador Oficial -, ocupante da Cadeira de nº 13, patroneada por Almeida Galhardo.

José da Paz Oliveira – 1º tesoureiro, ocupante da Cadeira de nº 14, patroneada por Humberto de Campos.

Antônio Gallas Pimentel – Vice –Orador -, ocupante da Cadeira de nº 15, patroneada por Cândido de Almeida Athayde.

Abdon de Andrade Rocha – 1º Vocal do Conselho Fiscal – ocupante da Cadeira de nº 17, patroneada por Bernardo Almeida.

Francisco de Assis Canavieira Fonseca – 6º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 18, patroneada por José e Almeida Veras.

Sérgio Luis da Penha Ramos – ocupante da Cadeira de nº 19, patroneada por José Sarney.

Bernarda Maria Silva Pereira – 2º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 20, patroneada por Hélio Maranhão.

Josykarla Brandão Ramos – ocupante da Cadeira de nº 22, patroneada por Castro Alves.

Clodomir da Penha Reis – 1º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 23, patroneada por Florindo Alves dos Reis.

Francisco Lourdes da Silva Filho – 2º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 24, patroneada por Graciliano Ramos.

Agesigildo Matos Silva – 2º Vocal do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 25, patroneada por José de Matos Silva.

Maria do Perpétuo Socorro Damasceno Santos – 4º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 26, patroneada por José Silva de Sousa.

Verônica Damasceno Santos – 1º suplente do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 27, patroneada por Rogeryo du Maranhão.

Rita Maria Damasceno Ramos – 1º bibliotecário -, ocupante da Cadeira de nº 28, patroneada por Aloísio Azevedo.

Rubem da Páscoa Freitas – ocupante da Cadeira de nº 29, patroneada por Raul Bacelar.

Antônio de Jesus Rocha da Silva – 3º Vocal do Conselho Fiscal -, ocupante da Cadeira de nº 31, patroneada por Gonçalves Dias.

Nelson Nedes Braveres de Oliveira – 7º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 32, patroneada por Carlos Drumond de Andrade.

José Fernandes de Sousa – 5º membro do Conselho Consultivo -, ocupante da Cadeira de nº 35, patroneada por Manoel de Jesus Araújo Soares.
A ACALT, em seus trabalhos preparatórios de fundação, inspirou-se na Academia Maranhense de Letras e na Academia Ludovicense de Ciências, Artes e Letras.
Seu acervo artístico literário contém algumas obras de autores tutoienses.










Comments (0)

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Oque você achou do blog?

Total visualizações !

fido_veras13(julio celulazinho) todos os direitos reservados (msn) fido_veras13@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Tutoia, Maranhão, Brazil
sou uma pessoal complicada acho que não so la muito imprevisível sou intempestivo verdadeiro com minhas palavras tenho mania de levar as coisas a serio de mais geralmente dou mais valor a palavras.

ON-LINE

VOCÊ NO MUNDO AGORA!